Nossos canais

Dr. Gerson Birk

Os cuidados para viajar sem causar dores na coluna

Está chegando o período de férias! Que significa “tempo de descansar”, mas, pode também significar início de dores na coluna, por descuido e falta de orientação. De acordo com o fisioterapeuta Dr Gerson Birk, que é pós-graduado em fisioterapia ortopédica e traumatológica, uma grande parte da população viaja neste período submetendo-se a uma série de esforços para o seus corpos ao enfrentarem filas, congestionamentos e atrasos durante uma viagem, além de  uma boa dose de paciência, seja no terminal rodoviário, aeroportos, estradas , na poltrona do ônibus , avião e no banco do carro . Segundo Dr Gerson Birk a coluna e joelhos são as regiões que mais sofrem, e se você está com a coluna e pernas fracas é melhor procurar um fisioterapeuta para não ter problemas durante a sua viagem.
Tratamentos rápidos para tonificar a musculatura da coluna e pernas podem ajudar, já que é possível bons resultados em poucos dias com a eletroestimulação computadorizada dos músculos, indica o fisioterapeuta.

Dicas de prevenção para uma viagem sem dor:
1.Organize sua mala com antecedência, distribua o peso uniformemente e procure dormir cedo no dia anterior à viagem.2.As malas, prefira sempre as que tenham rodinhas, malas com 4 ou mais rodas são mais fáceis de manejar. Para quem levar malas sem rodas  procure carregá-las, equilibrando o peso nas duas mãos, caso seja pesada, carregue uma mala por vez, bem próxima ao corpo ao pegar as malas dobre as pernas e não curve a coluna..3.Ao carregar  e descarregar as malas no carro dobre as pernas mantendo a coluna reta  evitando  curvar a coluna.4.Prefira roupas leves e maleáveis para facilitar os movimentos com as bagagens e use tênis com amortecimento, evitando sapatos, principalmente os com salto alto.5.Ao dirigir, regule os retrovisores, posicione o banco mais reto, regule a região lombar se não tiver coloque uma almofada para dar apoio a sua coluna, mantenha uma distância do volante que permita os cotovelos ficarem levemente dobrados. Sentindo cansaço nos ombros segure com as duas mãos na parte inferior alternando com o meio do volante, persistindo o incômodo, pare o carro e realize alongamento no pescoço e braços.6.Se viajar em ônibus ou avião compre uma almofada de apoio de coluna cervical (facilmente encontrado em lojas de produtos ortopédicos) para prevenir as dores decorrentes do apoio inadequado da cabeça no encosto.7.Evite permanecer mais de 30 minutos sentado, se estiver no carro, pare e aproveite para andar um pouco e realizar alongamentos. Se for de ônibus ou avião, levante e ande no corredor durante pelo menos 2 minutos que já ajuda.  8.Se a viagem for muito longa previna-se de problemas circulatórios usando meia elástica de média compressão,  e não se esqueça de levantar a cada 30 minutos. Se não for possível, faça exercícios simples, sentado mesmo, movimentar-se sempre ajuda.9.Nunca fique parado mesmo que o banco do avião ou ônibus que você esta seja muito apertado mexa-se esta conduta, pode prevenir uma doença seriíssima que impede a passagem do sangue na perna, chamada trombose venosa profunda. Esta, acomete pessoas que têm pré-disposição e se submetem a longos períodos sem movimentação com os pés apoiados no chão.10.Após longos períodos sentado, fique em pé e não vá logo procurar um lugar para sentar, alongue-se  e você se sentira melhor.11.Chegue com antecedência na rodoviária ou no aeroporto, se você for de carro, saia bem antes do previsto, assim você não se estressa, não fica tenso, evitando as dores musculares causadas pela tensão e consegue aproveitar melhor a sua viagem.