Nossos canais

Dr. Gerson Birk

OS CUIDADOS NA HORA DE ESCOLHER A MOCHILA ESCOLAR

O começo do ano letivo, geralmente, é uma festa para a garotada, e os pais também se empolgam e compram muitos adereços para seus filhos. Um deles é a mochila, porém queremos destacar os cuidados que os pais devem ter ao comprar a mochila.
Conforme o Dr Gerson Birk, os pais devem escolher sempre mochilas pequenas e estreitas, quanto menos, melhor para a coluna dos seus filhos. Mochilas grandes levam mais materiais, aumentando os riscos para as articulações e o sistema músculo esquelético que esta em fase de crescimento, sendo que os hábitos incorretos adotados na infância e adolescência repercutirão ao longo da vida. Os principais riscos são os desvios posturais como escoliose (desvio lateral), hipercifose (curvatura acentuada da região dorsal) e de ligamentos e discos intervertebrais da coluna.
Qual os tipos de mochilas mais apropriadas para as crianças que está na educação infantil e nas primeiras series do ensino fundamental (0 a dez anos)? Para quem esta nas series do ensino fundamental ? E para a garotada do ensino médio ?
A regra é a mesma para todas as idades, o mais importante é o peso da mochila que não deve ultrapassar 10% do peso da criança ou adolescente, isto é, uma criança de 30kg não deve levar mais de 3kg de peso. Embora esta seja uma regra geral, os pais devem sempre estar atentos à postura e às queixas de dor dos filhos recomenda o Dr Gerson Birk.
O que o senhor recomenda para os pais na hora de comprar uma mochila?
Eu recomendo sempre mochilas pequenas com duas alças, presas às costas e de acordo com o tamanho da criança ou adolescente. Se optar por mochilas com rodas, cuidado com o peso delas, em alguns casos, a mochila pesa mais que o material escolar, e se a escola tiver escadas evite este tipo de mochila pois a sobrecarga será muito grande para o aluno subir as escadas.
Quais as características da mochila que devem ser observadas?
Prefira sempre mochilas feitas de material leve, confortável e resistente com duas alças largas, almofadadas e ajustáveis, pois protegem mais e distribuem melhor o peso nos ombros. Outra característica a ser observada são as cintas ajustáveis na cintura , que mantém a mochila presa junto ao corpo. Cuide que a largura da mochila nunca seja maior que as costas da criança e o comprimento fique cerca de 10 cm acima da cintura; dê preferência a mochilas com poucas repartições para que não seja levado material desnecessário para escola. Quanto às mochilas com rodas, que sejam leves e que tenham trava na haste para que seja possível empurrar ao invés de puxar.
Cuidados com a coluna
Alterações posturais e dores na coluna em crianças e adolescentes podem ter diversas causas , mas segundo o fisioterapeuta Dr Gerson Birk que é pós graduado em fisioterapia ortopédica e traumatológica, uma destas causas é a carga transportada em mochilas escolares, sendo que o modo de transportar e o modelo da mochila também pode influenciar devendo os pais orientar seus filhos sobre o uso correto e ficar atentos às queixas de dores nas costas.
Modelos de mochilas 
Existem no mercado três tipos básicos de mochilas: com uma alça, duas alças e as de rodinhas.
Mochila de uma alça: não é indicada, pois coloca o peso somente de um lado do corpo causando desvio na postura e alteração na musculatura da coluna que tenta compensar o peso.
Mochila de duas alças: são as mais indicadas pois distribuem melhor o peso nos ombros sem causar desvios laterais, porém, se forem grandes e pesadas podem causar o aumento da cifose (corcunda) já que a criança ou adolescente tende a se curvar para frente devido ao equilíbrio causado pelo excesso de peso da mochila.
Mochila com rodas: pode ser uma solução para deslocamentos longos, quando a criança vai a pé à escola, porém algumas mochilas com rodas pesam mais que o material que elas transportam, e se a escola tiver muitas escadas esta opção fica comprometida já que o aluno faz muito esforço para puxar a mochila.

“ As crianças são mais fáceis de aceitar o tipo de mochila e seu uso correto, já os adolescentes estão mais preocupados com o modelo, imagem, ou seja, a mochila deve combinar com o seu estilo pessoal, o que leva a usar mochilas inadequadas para sua coluna”

O que os pais podem fazer para ajudar de acordo com Dr Gerson Birk
Observar sempre como esta sendo usada a mochila, orientar caso esteja incorreto, o seu transporte, alem de verificar sempre se o peso da mochila não ultrapassa o limite de 10% de peso da criança.
Nunca ignorar as queixas sobre dores ou desconforto que possam estar associadas a mochila que a criança ou adolescente carrega.
A pratica de exercícios de alongamentos e fortalecimento muscular é muito importante para as crianças e adolescentes, sendo que o sedentarismo piora a situação.
Verificar junto aos professores a possibilidade de diminuir a quantidade de material transportado e sugerir na escola o uso de armários para que as crianças possam deixar seus materiais escolares.