Nossos canais

Dr. Gerson Birk

RAIO LASER NO TRATAMENTO DA OSTEOARTRITE

O Americam College of Rheumatology define a Osteoartrite como “um grupo heterogêneo de condições que leva a sinais e sintomas articulares que são associados com defeitos da integridade da cartilagem articular, além de mudanças no osso subcondral”. Segundo o fisioterapeuta Dr Gerson Birk, que é pós-graduado em fisioterapia ortopédica e traumatológica, de modo mais simples, podemos compreender a Osteoartrite como uma doença que afeta as juntas. Grande parte dos ossos é revestida por um material claro, relativamente translúcido, chamado cartilagem. Essa cartilagem, ajuda no amortecimento dos impactos quando nos movemos, sendo que durante a osteoartrite ela sofre um processo de destruição e o osso que fica logo abaixo da cartilagem com o aumento de pressão também se deteriora, juntamente com os tendões, músculos e ligamentos que envolvem a junta. A doença acomete 20% da população mundial, sendo a terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil, a incidência começa a aumentar a partir dos 40 anos de idade, embora presente em ambos os sexos atinge mais as mulheres.
Tipos de osteoartrite
- Osteoartrite das mãos: são alterações nas juntas dos dedos, muitas vezes doendo mais pela manhã, ao acordar, além de apresentar inchaço e deformidades, com desvio dos dedos; - Osteoartrite da coluna: A alteração mais comum são os osteófitos “bicos-de-papagaio” nas regiões cervical (pescoço) e lombar que são as de maior mobilidade da coluna;-Osteoartrite dos joelhos e do quadril: causando muita dor, crepitação (estalos),deformidades, inchaço e são causa importante de dificuldade para locomoção. - Osteoartrite dos pés: A forma mais comum é o joanete com deformidade e desvio do primeiro dedo (hálux)
As manifestações da Osteoartrite, muitas vezes, estão presentes sem que a pessoa se de conta disso, já que a dor nem sempre está presente nas fazes iniciais .
Tratamento com raio laser na osteoartrite
O benefício potencial do raio laser no tratamento de condições como a osteoartrite tem sido avaliado por vários artigos que tem relatado diminuição da dor articular e da inflamação junto com um aumento no estado funcional nas articulações. Fatores adicionais envolvidos na aceleração da cicatrização com aumento acentuado na formação de colágeno, síntese de DNA e na produção de RNA Conforme Dr Gerson Birk, que é membro da Associação Mundial de Raio Laser. O tratamento com o laser visa  promover a regeneração dos tecidos, reduzir a inflamação e aliviar a dor. Segundo o fisioterapeuta a potência usada, o comprimento de onda de espectro, a dosagem e freqüência devem seguir os protocolos da associação mundial de raio laser. Os aparelhos usados no tratamento fisioterápico diferem dos demais por ser de baixa potência e têm finalidade, exclusivamente terapêutica, regenerando os tecidos através de aplicações que não causam desconforto nem dor ao paciente.
Principais efeitos do laser no tratamento da osteoartrite (osteoartrose, artrose) Efeito Analgésico: Que reduz a dor, estimulando a produção de endorfinas, que atuam como inibidores da sensação dolorosa, atuando também sobre as fibras nervosas grossas , que estimuladas pelo raio laser provocam um bloqueio das fibras finas dolorosas.
Efeito Cicatrizante: Acelera a produção de Adenosina Trifosfato- ATP, nossa principal fonte de energia celular,  permitindo que as células no tecido danificado possam alcançar suas funções normais. Aumenta a produção de fibroblastos e fibras de colágeno, acelerando, assim a cicatrização.
Efeito antiinflamatório: Acelera o processo de cura. Inclusive inflamações agudas podem ser tratadas com laser. Efeito anti-edematoso:Melhora a microcirculação sanguínea e diminui rapidamente o inchaço melhorando a mobilidade da articulação.

Dr.Gerson Birk
- Fisioterapeuta Pós Graduado em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica; Membro da Associação Mundial de Raio Laser; Membro da Associação Internacional para Estudo da Dor.