Nossos canais

CUIDADOS , CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO

Dr. Gerson Birk

DOR NAS COSTAS É MAL GERAL

                Dados da Organização Mundial da Saúde  (OMS,) revelam que 90% das pessoas sofrem de algum tipo de dor nas costas. Embora a maior incidência esteja entre os adultos e idosos, o problema não se relaciona somente a idades avançadas.  O fisioterapeuta Gerson Birk, que é pós-graduado em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, afirma que, cada vez mais, os adolescentes têm registrado queixas. “Eles carregam mais de 10% do peso em material escolar, além de ficarem em postura incorreta na sala de aula”. Explica. As queixas mais comuns costumam ser dores lombares, cervicais ou dorsais.
Os sintomas mais comuns do problema são dores localizadas e de forte intensidade, às vezes irradiada para os braços, mãos, pernas e pés; sensação de peso; desconforto e dormência. “As dores na coluna são conseqüências das pessoas passarem muito tempo sentadas e praticam poucos exercícios físicos”, afirma o fisioterapeuta.
CUIDADOS - Os cuidados posturais importantes recomendados por Birk são: ao sentar, manter sempre as costas apoiadas  ao encosto da cadeira e os pés firmes no chão, permitindo que os joelhos fiquem a 90 graus; evitar saltos altos em viagens longas; ao pegar um objeto no chão, dobrar os joelhos, evitando inclinar a coluna; para dormir, a posição de barriga para cima com uma almofada embaixo dos joelhos é a mais indicada, ou de lado com as pernas semi-flexionadas.
O tratamento fisioterápico inclui alongamento, fortalecimento muscular e correção postural. Para alívio da dor, Birk utiliza técnicas como, analgesia eletrônica computadorizada, terapia com Raio laser e Biofedback-Emg, que são alguns dos recursos de alta tecnologia  usados para controlar e amenizar  a dor. Para o fortalecimento é utilizada a eletromiografia prévia dos músculos da coluna e a avaliação vídeo computadorizada da postura, seguida da eletroestimulação computadorizada dos músculos. De acordo com o fisioterapeuta, o tratamento varia de caso para caso.

CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO SÃO MELHORES SAÍDAS
“Exercícios específicos devem ser realizados em casa, quando a pessoa já não sente mais dor”, recomenda Dr Gerson Birk. Segundo ele, a dor pode voltar em outro ponto da coluna ou até no mesmo ponto que anteriormente doía. “A fisioterapia tem se preocupado com a prevenção e a conscientização das causas dos problemas que, se praticados corretamente, modificarão o quadro de incidência de dor na coluna vertebral”, assegura. Primeiramente, a atividade fisioterápica trata o alívio da dor. Depois, corrige a postura e, por último, aplica exercícios de manutenção que devem ser praticados  durante toda a vida.
REGISTRO-  O primeiro registro de dor nas costas foi feito no ano de 2.780 A.C., pelo médico Imhotep. O episódio ocorreu com trabalhador que construía uma pirâmide em Sakkara. Desde então, o problema tem atormentado milhões de pessoas ao longo dos séculos.