Nossos canais

Dr. Gerson Birk

RAIO LASER NA FISIOTERAPIA

Os aparelhos para tratamento fisioterápico têm evoluído nos últimos anos. Hoje dispomos de equipamentos eletrônicos microprocessados e computadorizados. Um dos aparelhos mais modernos na área da fisioterapia é o Raio Laser. A palavra Laser é um acrômio de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (amplificação de luz por emissão estimulada de radiação). O laser usado no tratamento fisioterápico difere dos demais por ser de baixa potência e tem finalidade exclusivamente terapêutica.
Tratamento sem dor
As energias liberadas por esses aparelhos são muito pequenas e não chegam a elevar a temperatura dos tecidos, sendo que as aplicações não causam desconforto nem dor ao paciente.
Efeitos proporcionados pela Laserterapia:
Efeito Analgésico: Reduz a dor, estimulando a produção de endorfinas, que atuam como inibidores da sensação dolorosa, atuando também sobre as fibras nervosas grossas (táteis), que estimuladas pelo raio laser provocam um bloqueio das fibras finas (dolorosas).
Efeito Cicatrizante: Aumenta a produção de fibroblastos e fibras de colágeno, acelerando, assim a cicatrização.
Efeito antiinflamatório: Acelera o processo de cura. Inclusive inflamações agudas podem ser tratadas com laser. Antes aconselhava-se não utilizar nenhuma terapia sem antes reduzir a inflamação.
Efeito anti-edematoso: Diminui rapidamente o inchaço.
Indicações do Laser de baixa potência na fisioterapia:
-Artrite Reumatóide
-Artrose -Lesões Musculares -Lesões Ligamentares -Tendinites, Tenossinovites e Tendinopatias -Bursites -Regeneração de feridas -Cicatrizes e Quelóides -Nevralgia do Trigêmio -Cefaléias -Dores crônicas e agudas -Dor Neuropática e Neurogênica -Dor Artrogênica -Distúrbio músculoesqueléticos -Coluna Vertebral.