Nossos canais

A lombalgia  ou dor lombar  pode ser aguda ou crônica, afeta muitas pessoas  no mundo. A fisioterapia preocupada com a prevenção tem aprimorado os conhecimentos científicos e de tecnologia para evitar ou atenuar a lombalgia. Existem muitas causas para dor lombar entre as mais comuns estão a má postura nas atividades do trabalho e do lar, a obesidade, as cadeiras e colchões inadequados, a fraqueza da musculatura abdominal e dorsal, falta de alongamento correto e a suspensão de objetos pesados, são as principais responsáveis pelo surgimento das dores na coluna lombar.
Podemos facilmente encontrar as razões para esta condição, vivemos cada vez mais sentados e fazendo cada vez menos exercícios.
SINTOMAS MAIS COMUNS DAS DORES NA COLUNA LOMBAR
Dores localizadas,  de média e forte intensidade, podendo ser irradiadas para as pernas, sensação de peso, desconforto, queimação, formigamento e dormência.
CUIDADOS POSTURAIS IMPORTANTES
Sentado deve-se sempre manter as costas apoiadas no encosto da cadeira, pés firmes no chão permitindo que os joelhos fiquem a 90 graus devendo-se regular a altura da cadeira de acordo  com quem vai usá-la, para guardar objetos no alto deve-se usar uma escada, ao passar roupa coloque um pé sobre um pequeno banco, evita saltos altos e viagens longas de carro, o colchão deve ser semi rígido, sendo que a cama muito macia é prejudicial para a coluna, para dormir a posição de barriga para cima com um almofadão debaixo  dos joelhos ou deitar de lado com as pernas semi fletidas com um travesseiro entre elas, sendo que, na cabeça o travesseiro deve preencher o espaço entre a cabeça e o ombro, ao pegar um objeto no chão ou abrir uma gaveta em baixo, deve-se dobrar os joelhos evitando inclinar a coluna.
A fisioterapia tem se preocupado com a prevenção e a conscientização desses aspectos que, praticados certamente modificarão o quadro atual da incidência de dor na coluna vertebral. Tratamento fisioterapico

Lombalgia